Infecção urinária – o que é e como tratar de forma natural

Infecção urinária

Infecção urinária (também chamada de cistite em determinados casos) é o nome popularmente dado aos processos infecciosos que afetam o aparelho urinário: a uretra, a bexiga ou mesmo os rins. A principal causa é a entrada de coliformes fecais ou outros micro-organismos através da uretra.
Ocorre com muito mais frequência em mulheres do que em homens, por questões anatômicas e muitas vezes genéticas, sendo a forma de infecção mais comumente observada em pessoas do sexo feminino. Fatores que aumentam a incidência de infecções urinárias em mulheres são a frequência sexual, o uso de espermicidas e a menopausa. Estima-se que uma entre cada dez mulheres em todo o mundo têm uma incidência por ano, e seis em cada dez terão ao menos uma vez na vida.

Principais sintomas

  • Vontade constante de urinar, difícil de conter
  • Dor e/ou ardência ao urinar
  • Febre, náuseas e dor na área dos rins (em casos mais graves, em que os rins são afetados; a infecção nesse caso é chamada de pielonefrite)
  • Sangue e/ou pus na urina em casos extremos (infecções em estágio avançado)
As mulheres além de serem as mais afetadas, infelizmente são também aquelas em que o diagnóstico correto pode ser mais complicado de obter. A flora bacteriana natural local pode fornecer diagnósticos imprecisos, muitas vezes levando a um tratamento com administração desnecessária de antibióticos. Isso pode levar a problemas secundários ou causar resistência a determinados antibióticos – situação que ocorre com um número cada vez maior de pessoas pelo mundo afora.

Prevenção

Não há medidas que sejam medicamente comprovadas para prevenir a incidência de infecções urinárias. Há algumas providências que, embora não tenham comprovação científica, são muito adotadas para este fim:
  • Tentar urinar imediatamente após ter relações sexuais
  • Higiene local constante, especialmente após ter relações sexuais
  • Não segure a vontade de urinar
  • Uso de roupas íntimas feitas de algodão, evitando as muito apertadas
  • Atenção especial na higiene pessoal após defecar, no caso das mulheres

Cura através da alimentação e produtos naturais

Há uma série de substâncias que podem ser obtidas através da ingestão de alimentos e suplementos naturais, e que tem notáveis efeitos no combate à infecção urinária. A escolha por esse tipo de tratamento além de mais prazerosa, barata e acessível também evita possíveis efeitos colaterais trazidos por medicações potencialmente mais agressivas.

Mirtilos

Os mirtilos (ou bluberries, como são conhecidos em inglês) são um tipo de amora pouco comum no Brasil que tem propriedades que inibem a proliferação anormal de bactérias. Como as chances de encontrar mirtilos frescos em um supermercado brasileiro são praticamente nulas, considere a sua ingestão na forma de suplementos em cápsulas. Elas tem as mesmas propriedades que as frutas frescas e são mais práticas de ter à mão. Você pode adquiri-las aqui.

Cranberries

Da mesma família que os mirtilos, os cramberries tem as mesmas propriedades anti-bacterianas que podem ajudar a conter uma infecção urinária. Também são difíceis de encontrar no Brasil, embora seja possível encontrar suco industrializado enlatado. Da mesma forma, estão disponíveis em formato de suplemento em cápsulas com os mesmos benefícios da fruta fresca.

Abacaxi

A bromelina é uma enzima encontrada em abacaxis que se mostrou eficaz no combate à esse tipo de infecção em alguns estudos. Ingerir abacaxi fresco é uma forma barata e gostosa de lidar com o problema. A fruta também está disponível na forma desidratada, geralmente mais doce e muito mais prática para ter por perto em qualquer ocasião.

Água

É muito importante manter uma boa ingestão de água durante o tratamento. Consumir ao menos oito copos de água por dia vai manter sua bexiga funcionando, e urinar com uma boa frequência ajuda a eliminar as bactérias que causam o problema.

Vitamina C

Alguns médicos tem prescrito o uso de vitamina C para ajudar a resolver o problema. Além dos reconhecidos benefícios que a vitamina C traz ao sistema imunológico, ela torna a urina mais ácida, tornando a bexiga um meio muito menos propício à sobrevivência de bactérias e micro-organismos estranhos como os que causam a infecção urinária.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *