Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Toda dieta, seja para ganho de massa muscular, emagrecimento, bem estar ou saúde deve começar com um bom conhecimento sobre composição dos alimentos.

Tabela de alimentação para ganhar massa muscular

Uma estratégia de ganho de massa deve, portanto, estar apoiada em uma boa tabela de alimentação para ganhar massa muscular. Entender de onde vem as proteínas, carboidratos e vitaminas necessários para o bom funcionamento do seu organismo é vital para uma dieta saudável. Por essa razão estamos disponibilizando a tabela do projeto TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), da Unicamp, uma das instituições de pesquisa mais renomadas do país. 
 

Sobre o Projeto TACO

 
Entender do que são compostos os alimentos ingeridos em nosso país é absolutamente necessário a fim de obter a segurança alimentar brasileira. As tabelas com tais indicadores são a base do conhecimento em nutrição, do controle de qualidade e da segurança da questão alimentar, e permitem avaliar e se necessário adequar o consumo dos nutrientes em nível individual ou coletivo. É por meio destas que os gestores da saúde tem condições de determinar objetivos e parâmetros para conduzir a hábitos alimentares considerados ideais.
 
Tais dados irão oferecer base para pesquisas sobre doenças, amparo em tratamentos clínicos, diretrizes para a agricultura, as indústrias de produção de alimentos, desenvolvimento de produtos alimentícios, criação e manutenção de políticas de meio ambiente e biodiversidade. Eles também vão auxiliar na informação nutricional nos rótulos dos produtos alimentícios, oferecendo informação que possibilite ao consumidor escolher produtos apropriados às suas necessidades, bem como servir de diferencial e oferecer confiabilidade a cada produto em um mercado cada vez mais competitivo. Esses dados quando analisados sob uma perspectiva regional também podem fornecer um panorama de hábitos que favoreçam ações de educação alimentar que respeitem a cultura local e assim tenham um melhor nível de penetração e chances de sucesso, diferente do que costuma ocorrer com campanhas baseadas em dietas engessadas e generalistas.
Esta tabela nutricional foi criada pelo projeto TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), que tem a coordenação do NEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação), da UNICAMP. O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FOME, visando obter dados consistentes sobre a maior quantidade de nutrientes possível presentes em alimentos comuns no Brasil através de análises laboratoriais rígidas respeitando critérios aceitos internacionalmente. É preciso lembrar que a tecnologia de análise, as melhorias genéticas, os hábitos alimentares e a criação de produtos alimentícios nunca param de mudar, fazendo com que a elaboração de um registro como esse seja uma tarefa contínua que nunca terá um fim propriamente dito.

Você pode gostar também de...

1 Resposta

  1. 20/09/2016

    […] Clique aqui para baixar uma excelente tabela de alimentação para ganhar massa muscular. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *